Translate

O que planejar para o trabalho com a Educação Especial????
Essa dúvida sempre aparece nessa época, onde os PPs estão sendo elaborados. Muitas concepções e correntes de trabalho surgem. Dúvidas emergem principalmente em torno do papel do professor de Educação Especial.
Desde 2011, por iniciativa do Naed Sudoeste, foi formado um grupo, batizado com o nome Foco Especial composto pelas professoras de Educação Especial que atuam na Educação Infantil desta região, que dentre algumas ações iniciou as discussões em torno dessa questão. Acredito que o princípio do trabalho é a escola inclusiva e o profissional desta modalidade é um agente articulador dos processos de uma construção que ainda tem muitos resquícios do assistencialismo.
A construção do meu planejamento este ano foi extremamente rico, pois pela primeira vez não me senti só para escrever. Desde setembro de 2011, quando iniciei meu trabalho no CIMEI Thermutis, as discussões ricas e intensas com a Orientadora Pedagógica da unidade me fizeram entender a importância de criar parcerias.
Pela primeira vez compartilhei meu plano com o grupo Foco e recebi a colaboração riquíssima de uma das participantes que contribuiu significantemente na construção do texto, na qual sou imensamente grata pela dedicação. Na leitura dos planos de algumas colegas foi possível perceber a riqueza da troca de conhecimento tão necessário para a ampliação do olhar sobre a Educação Especial. 
Essa saída da solidão, sentimento muito comum entre as profissionais desta área, me fez encher de ânimo para uma construção muito além das paredes da escola. É por isso que, na medida do possível, vou compartilhar aqui as diferentes estratégias trabalhadas, com muito prazer, em uma unidade educacional que tem sede em ser inclusiva! Conto com a colaboração de todos vocês nesse processo!